A importância do dizer “eu acredito em você”

Em um mundo repleto de impessoalidades, ser próximo do outro ao ponto de lhe servir como inspiração é uma conquista que poucos conseguem desfrutar, e grande parte disso ocorre pela falta de iniciativas simples em nosso dia-a-dia, como a capacidade de dizer “eu acredito em você”.

Mais do que uma simples frase, esta afirmação pode ser o elemento capaz de fazer com que alguém decida continuar suas lutas ou simplesmente desistir de tudo e parar. A demonstração de confiança no esforço do outro, seus sonhos, sentimentos e também dificuldades, criam um canal de empatia crucial aos olhos da psicologia.

O “eu acredito em você” assume um papel muito maior quando dito por alguém de grande importância, por exemplo, para aquele que ouve, especialmente se essa afirmação for dita em contextos de dificuldade, onde uma declaração positiva pode ser a diferença a continuidade ou a desistência, como dito antes.

A psicologia reconhece que o olhar do outro sobre nós tem o poder de produzir estima, porque é também pela forma como somos vistos que desenvolvemos a própria imagem. Ou seja, a maneira como nos enxergamos depende, também, de como os outros nos enxergam.

Assim, o “eu acredito em você”, para os psicólogos que atuam na clínica, por exemplo, tem poder terapêutico, visto que muitas pessoas procuram o apoio profissional quando ninguém mais acreditam nelas, ou pelo menos quando é assim que se sentem, desacreditadas.

Entender isso é importantíssimo não apenas para os profissionais que atuam na psicologia, mas para todos, como pais e filhos, irmãos e companheiros amorosos. A confiança através dos gestos é boa, necessária, mas acredite, na maioria das vezes é de uma simples declaração verbal de estima que muitos precisam.