Em isolamento, famílias redescobrem uma convivência que não se via há muito tempo

O isolamento social em decorrência do novo coronavírus é triste e prejudicial, por outro há quem saiba tirar disso algum proveito, resgatando antigas práticas que há muito tempo não se via entre os membros de uma família.

Brincadeiras longe do mundo digital, por exemplo, como uma que viralizou através de vídeos publicados nas redes sociais (foto de capa), se tornaram oportunidades de explorar a convivência entre os familiares, algo que apesar de positivo, poucos imaginavam que poderia surgir em pleno cenário de pandemia.

A velha reunião em família na varanda, em volta da mesa de jantar ou na sala de TV, práticas que nos últimos anos foram deixando de existir pela imersão cada vez maior no mundo digital, aos poucos parecem estar sendo redescobertas, visto que o isolamento tem se tornado entediante até mesmo para quem passa horas e horas na frente do computador ou celular.

Ter contato com outras pessoas se tornou uma vantagem para quem mora em espaços pequenos. Mas isso, claro, se bem aproveitado, já que o clima em algumas casas nem sempre é o de paz, mas de conflitos diversos.

Apesar disso, até mesmo os conflitos podem ser bem administrados e resolvidos, uma vez que a convivência “forçada” permite que o tempo faça o seu próprio trabalho, favorecendo diálogos antes inexistentes, dissolvendo olhares evitados e também abraços não dados.

O dia-a-dia de quem vive em meio à pandemia confinado em pequenos espaços exige o contato. É uma necessidade natural da espécie humana, mesmo para quem está acostumado a ficar horas navegando na internet, em um mundo paralelo.

Em algum momento do dia a voz do outro soa diferente, como quem chama para tomar um café, dividir um pacote de bolacha ou assistir uma série na TV.  É nesse encontro de necessidades comuns onde tudo pode acontecer, ainda bem! Bateu a curiosidade sobre a brincadeira citada no começo? Assista: