A tecnologia favorece o atendimento psicológico, ou é uma ameaça imperceptível?

A pandemia do novo coronavírus está servindo para que muitos profissionais de saúde reconheçam a importância da tecnologia nos tempos atuais. Na psicologia, até que ponto ela ajuda ou representa uma ameaça ao atendimento psicológico?

Para Joe Kort, autor de 3 livros sobre identidade sexual masculina e relacionamento, a tecnologia é um avanço que possibilita a expansão do atendimento psicológico na atualidade. 

“Com o advento do distanciamento físico, todos nós fomos forçados a incorporar tecnologia em nossas práticas que foram vistas por muitos nesse campo como inferiores aos ‘modos antigos'”, observa o autor.

“De fato, houve muitos julgamentos de outros terapeutas e educadores sobre psicoterapia e treinamento on-line. Ouvi pessoas dizerem coisas como: ‘Isso não é terapia. A terapia real é apenas pessoalmente’ ou ‘Isso não é uma escola real, se estiver online. O aprendizado deve ser feito pessoalmente para que seja eficaz'”, completa.

Kort explica, porém, que tais reações são naturais em períodos de mudança. No caso, a expansão do atendimento psicológico representa uma evolução, mas desde que utilizada de forma sensata, ou seja, reconhecendo suas limitações e contextos diferentes em cada abordagem.

“Sempre achei que os terapeutas estão em campo para ajudar nossos clientes a evoluir. Dadas as nossas circunstâncias e tecnologias atuais, parece que agora também podemos evoluir”, disse ele, segundo o Psycology Today.