Entidades vão lançar o site “Saúde Mental e Covid-19” para auxiliar os profissionais

A pandemia do novo coronavírus é uma realidade no mundo inteiro e no Brasil os seus números são preocupantes. Pensando em auxiliar os profissionais de saúde no enfrentamento das consequências geradas pela covid-19, um grupo de entidades anunciaram o lançamento do site “Saúde Mental e Covid-19”.

A iniciativa tem o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a ferramenta deverá ser lançada na próxima quinta-feira (16) através de um ato virtual com representantes da Autarquia e das organizações que integram o projeto.

Fazem parte da proposta a Comissão Intersetorial de Saúde Mental, do Conselho Nacional de Saúde (CISM/CNS); o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); a Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI); o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB); a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); e a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).

Saúde mental na pandemia

A ideia do site é fornecer subsídios para que os profissionais de saúde possam ter maior segurança na hora de lidar com os efeitos do coronavírus no âmbito da saúde mental, já que esta também é uma realidade que preocupa especialistas no mundo inteiro.

Recentemente, por exemplo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, emitiu um alerta sobre a preocupação da saúde mental das famílias no contexto de pandemia, algo que pode estar sendo negligenciado por autoridades governamentais, informou o Psicologia Notícias.

“Após décadas de negligência e subinvestimento em serviços de saúde mental, a pandemia de covid-19 agora está atingindo famílias e comunidades com estresse mental adicional”, disse ele.

Com o lançamento do site “Saúde Mental e Covid-19”, portanto, espera-se que os profissionais do segmento encontrem não apenas maior iniciativa, como ferramentas para que possam trabalhar no suporte das pessoas afetadas direta e indiretamente pela pandemia do coronavírus.

Segundo informações do CFP, o lançamento da plataforma terá início às 17h do dia 16 e poderá ser acompanhada pelo Facebook e Youtube dos respectivos conselhos regionais.