Fiocruz oferece curso gratuito em “Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19”.

Enfrentar os feitos da pandemia do novo coronavírus é um desafio para toda a sociedade, o que não é diferente para os profissionais da Saúde Mental, que possuem o desafio de lidar com questões de ordem emocional provocadas pela quarentena, entre outros.

Pensando nisso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasília) resolveu disponibilizar o “Curso de Atualização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19”, tendo como objetivo capacitar e orientar os profissionais da área de Saúde Mental para saber lidar melhor com os efeitos da pandemia.

“Profissionais da Saúde, tanto quanto a sociedade em geral, estão expostos à Covid-19. Se tivermos as ferramentas adequadas, poderemos lidar com as consequências que a pandemia tende a acarretar na saúde mental da população”, afirma a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio.

O curso será oferecido em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres (CEPEDES/ENSP). O treinamento será realizado 100% online e será gratuito. Terá apenas um encontro semanal pelo Youtube.

A grade curricular totaliza 40 horas de aula e é composta por 16 módulos que incluem orientações às(aos) psicólogas(os) hospitalares; cuidados paliativos; processo de luto na Covid-19; e estratégias de cuidado durante a quarentena, segundo informações do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

A psicóloga Débora Noal será a coordenadora do curso, que também terá a colaboração de Carlos Machado, coordenador do CEPEDES/ENSP. Os interessados devem se inscrever diretamente no site da Fiocruz Brasília, clicando aqui.

No final, os alunos receberão um certificado de conclusão da capacitação, gerado pela própria plataforma de ensino, após apresentarem um rendimento igual ou superior a 70% do conteúdo disponibilizado.

Esta é uma ótima oportunidade para os profissionais da Saúde Mental que já atuam na área ou pretendem atuar, visto que a grade oferece um olhar contextualizado aos fatos recentes que dizem respeito à pandemia do novo coronavírus no Brasil.