Conselho de Psicologia orienta psicólogos sobre a convocação do Ministério da Saúde

O Conselho Federal de Psicologia anunciou que se reuniu com o Ministério da Saúde na sexta-feira do último dia 03, a fim de obter informações e debater sobre à atuação dos psicólogos no cenário de pandemia do novo coronavírus no Brasil.

O órgão destacou a importância da articulação permanente da categoria com o Ministério da Saúde, buscando colaborar na promoção da qualidade da vida humana acima de tudo. Por fim, destacou uma lista de questões sobre a convocação feita pelo governo de profissionais da saúde capazes de atuar no combate à pandemia, entre os quais estão os psicólogos.

Os psicólogos que desejarem trabalhar no combate ao coronavírus devem se cadastrar clicando aqui. O trabalho não é obrigatório e os profissionais deverão escolher em qual localidade pretendem atuar, caso sejam convocados.

Os psicólogos que se cadastrarem voluntariamente farão parte de um banco de dados do Ministério da Saúde, passando por uma capacitação profissional online para atuar no combate à pandemia, se necessário.

O Conselho Federal de Psicologia também fez algumas recomendações destacando “a imperiosa necessidade de observância de ambiência adequada, do fornecimento de equipamentos de proteção individual e de protocolos de atuação para que todas(os) as(os) profissionais de saúde atuem com segurança em serviços essenciais”.

“Recomendam, ainda, que nos casos de atendimentos presenciais sejam respeitados os protocolos de segurança apontados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais organizações e instituições de saúde, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), manutenção de ambiente arejado e de distância adequada”.