Psicólogos são contratados em atendimento online para lidar com o “burnout”

O trabalho do psicólogo clínico nos dias atuais vivencia outra realidade, bem diferente de décadas atrás, onde o atendimento online não era possível por falta de recursos tecnológicos. Diante deste cenário, ser contratado para lidar com diversos problemas no mundo virtual, como a síndrome de burnout, já não é mais uma novidade.

O que se tornou em mais uma forma de negócio para os psicólogos que querem oportunidades de trabalho, para os investidores isso também representa uma fonte de lucros, como a start-up Vittude, que vem lidando com o dobro de procuras diárias de empresas por sua plataforma.

A empresa conecta gente em busca de terapia a psicólogos via internet ou em encontros presenciais. Se trata de um trabalho de intermediação onde todos saem ganhando: os clientes/pacientes, os psicólogos e os investidores.

“Algumas empresas começam a contratar o serviço com um olhar preventivo”, informou Tatiana Pimenta, fundadora e diretora da empresa, segundo informações da Exame. Uma das vantagens observadas nesse modelo de atendimento psicológico online, além da praticidade, é o alcance em potencial do público.

Como muitas pessoas ainda cultivam a ideia preconceituosa de que só quem precisa de psicólogo são os “loucos”, a possibilidade de ser atendido online facilita a ruptura com essa imagem negativa e distante do mundo real. Síndromes como a de burnout são comuns e tratá-las não é diferente de qualquer outro procedimento de saúde.

Atualmente a Vittude conta com 170 colaboradores, os quais correspondem a 25% do seu quadro total. Além do atendimento psicológico online, também é possível marcar encontros presenciais, se adequando perfeitamente à necessidade dos clientes.

“É uma demanda crescente, que não tem faixa etária nem classe social. Empresas de pequeno a grande porte têm procurado. O que acontece dentro das companhias é um reflexo de como a sociedade está”, explica Carol Dassie, diretora executiva e fundadora da Hisnëk, outra empresa que oferece os serviços.